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Superfícies Auto Adaptativas
No âmbito do PPS1 - Superfícies Auto
Adaptativas, continua o desenvolvimento de soluções para aplicação em
ferramentas de estampagem de aços de elevado limite elástico,
nomeadamente, a análise da performance tribológica dos revestimentos
auto-lubrificantes do tipo W-S-C em situação de serviço. Como referência
e para efeitos de comparação foram também testados corpos de prova não
revestidos e revestidos industrialmente (W-S-C e DLC da TEandM).
Os ensaios de atrito dinâmico tipo “cilindros cruzados” foram realizados
para estudar (i) o comportamento dos revestimentos em situação de
contato renovado com a superfície a ser testada (semelhante ao observado
em serviço) e (ii) a capacidade dos mesmos em reduzir o desgaste na
região de contato, possibilitando assim o aumento da vida útil da matriz
de estampagem. Esse último pârametro é avaliado por meio da análise do
desgaste observado na amostra revestida (figura 1).
Para tal foram realizados ensaios de atrito dinâmico utilizando um
dinamómetro num torno convencional (figura 2), para a monitorização das
forças de corte em 3 direções (figura 3): radial (X), tangencial (Z) e
longitudinal (Y). Os ensaios foram modelados para permitir o estudo da
resposta auto-lubrificante dos revestimentos em contato com chapas de
aço revestidas com zinco não lubrificadas. Nessa etapa do trabalho, os
ensaios foram realizados num varão de aço inoxidável.
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Figura 1. Cratera de desgaste observada na amostra revestida com W-S-C.
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Figura 2. Ensaio de atrito dinâmico tipo “cilindros cruzados”: dinamómetro.
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Figura
3. Ensaio de atrito dinâmico tipo “cilindros cruzados”: monitorização
das forças de corte nas 3 direções principais do eixo.
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Sistemas multifuncionais
Os revestimentos com propriedades antiaderentes abrangem um largo
espectro de aplicações entre elas a redução da adesão de polímeros ao
molde durante o processo de injecção. É por isso fundamental avaliar os
mecanismos de adesão, os quais estão intimamente relacionados com a
molhabilidade dos polímeros às superfícies de molde que, por sua vez,
depende da energia de superfície e rugosidade destas.
Para alterar a composição química e morfologia da superfície de modo a
dotá-la de propriedades antiaderentes, foi utilizada a Deposição de
Camada Atómica de Al2O3 (ALD, do inglês Atomic Layer Deposition), na
Universidade de Aveiro. Para além disso, o Centimfe, em colaboração com a
Universidade do Minho, desenvolveu um acessório para o equipamento de
medição de ângulos de contacto que simula da interação polímero-molde
durante o processo de injeção. A superfície do aço revestido com Al2O3
por ALD ficou com menos polímero aderido após o processo de simulação de
moldação por injeção quando comparada com a superfície do aço só
tratada com polimento mecânico (Fig.4). Estes resultados sugerem que a
modificação superficial por ALD pode ser utilizado para melhorar a
antiaderência do polímero ao molde.
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Fig.4.
Comparação das superfícies do aço polído mecanicamente e com o
revestimento de ALD antes e após simulação da moldação por injeção. (a)
superficie do aço antes da simulação de moldação por injeção (b)
superficie do aço após simulação de moldação por injeção.
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Novas soluções de Engenharia de Superfícies em teste na Volkswagen AutoEuropa
O projeto mobilizador On-SURF reúne no
total 21 parceiros, entre entidades do SI&I e empresas,
relacionadas com o setor da Engenharia de Superfícies. A Volkswagen
Autoeuropa - produção de ferramentas de estampagem é um dos parceiros
industriais do On-SURF, cujo foco principal é colocar em prática em
ambiente industrial, os conceitos desenvolvidos no âmbito do projeto.
As ferramentas de estampagem utilizadas deparam-se com elevadas
cadências de produção, da ordem dos milhares de peças por ciclo
produtivo, dando origem a diversos problemas produtivos que condicionam o
seu funcionamento (acumulação de zinco em zonas indesejadas, desgaste,
etc.), obrigando a paragens para limpeza e manutenção. Com a
participação no mobilizador On-SURF, a Volkswagen Autoeuropa espera
melhorar a eficiência do processo produtivo no que toca a ferramentas
para estampagem, encontrando uma forma inovadora de diminuir os
intervalos de limpeza/ intervenções e o aumento do tempo de vida útil da
ferramenta.
No âmbito do projeto mobilizador On-SURF, no passado dia 25 de setembro
tiveram início os primeiros testes de estampagem de um componente
selecionado do modelo T-Roc, produzido na Volkswagen AutoEuropa, em
Lisboa. Neste caso de estudo em concreto, no âmbito do PPS1 do citado
projeto, as ferramentas para estampagem foram revestidas com sistemas
auto-adaptativos, que vão permitir minimizar/eliminar o desprendimento
do zinco durante o processo de estampagem.
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Do
ponto de vista industrial, as indicações dadas por estes primeiros
testes foram de sucesso e as peças produzidas serão agora avaliadas
internamente, a fim de aferir a capacidade de usar ferramentas
revestidas (protótipo do projeto) na produção de grandes séries.
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O projeto
O consórcio ON-SURF tem procurado
minimizar o impacto da pandemia no que toca às atividades do projeto e
tem-se adaptado, pelo que, a articulação entre os vários parceiros está a
ocorrer recorrendo a ferramentas de comunicação online. Decorreram
desta forma, para além das reniões de coordenação, as reuniões de PPS,
que têm uma elevada taxa de participação.
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