PROJETO ON-SURF

Notícias

Sessão de formação/sensibilização na área da Propriedade Intelectual 

Decorreu no dia 25 de maio uma sessão de formação/ sensibilização na área da Propriedade Intelectual no âmbito da atividade de Gestão da Propriedade Intelectual do projeto mobilizador ON-SURF - Mobilizar competências tecnológicas em Engenharia de Superfícies.
Esta ação, que contou com uma ampla participação do consórcio, visou dotar os membros do consórcio de competências para aferir dos direitos de propriedade intelectual inerentes aos resultados do projeto, bem como participar ativamente na elaboração de plano de exploração de resultados do projeto.
A sessão foi conduzida pelo IPN, nomeadamente pelo Dr. José Ricardo Aguilar (IPN VCI – Valorização do Conhecimento e Inovação).

Webinar “Para uma moldação por injeção inteligente”

O projeto ON-SURF esteve representado no Webinar “Para uma moldação por injeção inteligente”, que decorreu no passado dia 15 de março. Este evento foi promovido pelo projeto Mobilizador TOOLING4G - Advanced Tools for Smart Manufacturing, e contou com um programa variado que foi dinamizado por oradores de vários copromotores do projeto TOOLING4G e do projeto ON-SURF. Em representação do ON-SURF estiveram a TEandM, a MOLDIT e a Universidade do Minho.
As apresentações do projeto ON-SURF versaram os temas “Soluções para otimização de novas superfícies de moldes no século XXI” e “Sensorização: Temperatura e Pressão”
O webinar teve uma audiência de cerca de 70 participantes, maioritariamente da indústria. 

Novas soluções de Engenharia de Superfícies em teste na Volkswagen AutoEuropa

O projeto mobilizador On-SURF reúne no total 21 parceiros, entre entidades do SI&I e empresas, relacionadas com o setor da Engenharia de Superfícies. A Volkswagen Autoeuropa - produção de ferramentas de estampagem é um dos parceiros industriais do On-SURF, cujo foco principal é colocar em prática em ambiente industrial, os conceitos desenvolvidos no âmbito do projeto.
As ferramentas de estampagem utilizadas deparam-se com elevadas cadências de produção, da ordem dos milhares de peças por ciclo produtivo, dando origem a diversos problemas produtivos que condicionam o seu funcionamento (acumulação de zinco em zonas indesejadas, desgaste, etc.), obrigando a paragens para limpeza e manutenção.

Com a participação no mobilizador On-SURF, a Volkswagen Autoeuropa espera melhorar a eficiência do processo produtivo no que toca a ferramentas para estampagem, encontrando uma forma inovadora de diminuir os intervalos de limpeza/ intervenções e o aumento do tempo de vida útil da ferramenta.
No âmbito do projeto mobilizador On-SURF, no passado dia 25 de setembro tiveram início os primeiros testes de estampagem de um componente selecionado do modelo T-Roc, produzido na Volkswagen AutoEuropa, em Lisboa. Neste caso de estudo em concreto, no âmbito do PPS1 do citado projeto, as ferramentas para estampagem foram revestidas com sistemas auto-adaptativos, que vão permitir minimizar/eliminar o desprendimento do zinco durante o processo de estampagem.
Do ponto de vista industrial, as indicações dadas por estes primeiros testes foram de sucesso e as peças produzidas serão agora avaliadas internamente, a fim de aferir a capacidade de usar ferramentas revestidas (protótipo do projeto) na produção de grandes séries. 

Mobilizador On-Surf: 1º workshop

No passado dia 17 de outubro, o Instituto Pedro Nunes, através do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) acolheu a reunião anual do projeto mobilizador On-Surf – mobilizar competência tecnológicas em Engenharia de Superfícies. Paralelamente, realizou-se o primeiro de seis workshops, com o tema: Desafios e Soluções na Engenharia de superfícies. Este primeiro workshop foi realizado em parceria com a SPM (Sociedade Portuguesa dos Materiais).
A abertura da sessão e o enquadramento do workshop foi realizado por Ricardo Alexandre (TEandM). O grande objetivo deste primeiro workshop era demonstrar a interligação do tecido empresarial com a investigação realizada pelos intervenientes do projeto. A Engenharia de Superfícies tem um impacto multissectorial, designadamente em: moldes metálicos (injeção/estampagem), fabrico de ferramentas, tratamentos de superfície/ revestimentos, componentes aeronáutica, componentes óticos, dispositivos médicos, componentes automóvel, produtos de cutelaria e alimentar.
E ainda com o com a presença e apresentação de empresas do consórcio, como a Volkswagen Auto Europa, PMM, PRIREV, Moldit e TEandM. 

30 anos em Portugal de Filmes Finos (Revestimentos) para Aplicações em Engenharia Mecânica

Decorreu no passado dia 12 de dezembro no CENTIMFE, Marinha Grande o seminário “30 anos em Portugal de Filmes Finos (Revestimentos) para Aplicações em Engenharia Mecânica”, numa organização conjunta entre a SPM – Sociedade Portuguesa de Materais e CEMMPRE-UC. Este evento contou com uma presença forte quer de representantes da comunidade académica e científica, quer da indústria.

Kickoff Meeting
Lançamento da Plataforma Tecnológica de Engenharia de Superficies

A reunião de arranque do projeto Mobilizador ON-SURF, que se traduziu na sessão de lançamento da Plataforma Tecnológica, nacional, de Engenharia de Superfícies – On-Surf, a realizou-se no dia 31 de Outubro no Centro de Investigação de Materiais na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Esta sessão incluiu uma conferência dedicada à inovação e em particular à transferência de conhecimento, com oradores de elevado prestígio internacional, especialistas, nesta temática da transição do conhecimento para o mercado.

ON-SURF - Mobilizar Competências Tecnológicas em Engenharia de Superfícies
Projeto n.º POCI-01-0247-FEDER-024521

© Copyright 2019 On-Surf Project - All Rights Reserved